PERIODONTIA

Os tecidos ao redor dos dentes como a gengiva e os ossos fazem parte do sistema de implantação e suporte dentário, alvo dos estudos da Periodontia. Essa especialidade da Odontologia oferece tratamento para gengivites e periodontites, além de abranger cirurgias, enxertos gengivais e ósseos.

O tratamento mais comum na área da Periodontia é a remoção da placa bacteriana, que pode iniciar as doenças periodontais. A placa pode parecer algo simples, mas ela pode levar a gengivites e posteriormente a periodontites, que podem evoluir para outras complicações, como infecções em outros órgãos. Por isso as idas frequentes ao dentista são aconselhadas, já que uma boa higienização e manutenção evitam a formação de placa bacteriana.

O primeiro sinal mais comum de doença periodontal é o sangramento da gengiva, mas há outros problemas que indicam o desenvolvimento da doença, como alteração na posição dos dentes, retrações gengivais, secreção gengival, mau hálito e inchaço. As doenças tratadas pela Periodontia geralmente não causam dor, por isso a demora de pacientes procurarem ajuda especializada.